SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Confluencias entre el pensamiento de Frantz Fanon y el de Paulo Freire: El surgimiento de la educación popular em: el marco de la situación colonialEstudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SANTOS, Juraci  e  RANZI, Serlei Maria Fischer. Internato do ginásio paranaense 1919 a 1942: estratégias utilizadas em torno da criação e transferência para um espaço e gestão católica. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.257-272. ISSN 1984-6444.

No início da chamada Primeira República, os ginásios públicos não existiam em todas as cidades brasileiras, dessa forma, o regime de internato foi uma opção para os jovens que viviam no interior do país e que desejavam cursar o ensino secundário. O presente artigo buscou investigar o internato do Ginásio Paranaense, objetivando evidenciar o uso de estratégias utilizadas na criação e funcionamento sob uma administração laica e sua transferência para um espaço e gestão católica, primeiramente da Congregação Lazarista e posteriormente dos Irmãos Maristas do Sul.

Palavras-chave : Estratégias; Internato; Gestão Laica; Gestão Católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )