SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no BrasilQuem é seu melhor professor universitário e por quê?: características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FANTIN, Monica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.291-305. ISSN 1984-6444.

Quais os desafios da formação de crianças, jovens e professores hoje? Falar de saberes e competências necessárias para o professor atuar nos cenários atuais implica perguntar em que medida a universidade, os cursos de licenciatura e os centros de formação docente estão se adequando às novas demandas da educação. Ao situar alguns desafios atuais da formação inicial em relação à cultura digital, o artigo enfatiza a importância da experiência, da formação cultural e da multimídia na formação de professores a partir de uma perspectiva culturalista de mídia-educação. Considerando que a mídia-educação é um campo em construção, a transversalidade e a contribuição multidisciplinar dos saberes das ciências, da educação, da comunicação e das artes constituem um “objeto-fronteira”, uma interface que pode interpretar melhor a transformação atual dos conhecimentos e das ferramentas da cultura digital que não se limitam à educação escolar. O texto discute a possibilidade da formação multimídia e suas competências como integração de saberes e contribuições metodológicas provindas de diferentes áreas do conhecimento e da perspectiva das múltiplas linguagens na escola e na cultura. Disso resulta a necessidade de configurar outros espaços para pensar a práxis educativa e formativa e discutir novas formas de mediação cultural nos cenários contemporâneos da formação de professores.

Palabras clave : Experiência; Formação Cultural; Aprendizagem Multimídia; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )