SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professoresEscolha profissional na perspectiva de professores de educação infantil. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PACHANE, Graziela Giusti. Quem é seu melhor professor universitário e por quê?: características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.307-319. ISSN 1984-6444.

A presente pesquisa objetiva analisar a percepção de alunos de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade de Minas Gerais a respeito das características do bom professor universitário. Conduzida a partir de dados levantados para elaboração de um trabalho de conclusão de uma disciplina de graduação, o estudo foi ampliado e incorporado a um projeto mais amplo, que visa analisar questões relativas à pedagogia universitária. Tendo por base estudos realizados por pesquisadores nacionais e internacionais acerca da formação pedagógica e do trabalho do professor universitário, foram analisados os dados obtidos a partir do questionário criado para conhecer quem eram os melhores professores na visão dos licenciandos e por que razão eles se distinguiam. Os resultados apontam para a importância da didática, do bom relacionamento pessoal com os alunos, do domínio aprofundado do conteúdo, das habilidades de comunicação e da preocupação com a aprendizagem dos estudantes como os fatores que se sobressaem na caracterização dos bons professores universitários, segundo a percepção destes licenciandos. Abrem, ainda, oportunidade a uma série de questionamentos, muitos deles acerca do papel desses professores, por sua vez formadores de formadores.

Palabras clave : Docência Universitária; Licenciaturas; Professores Universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )