SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Quem é seu melhor professor universitário e por quê?: características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandosO ensino fundamental de nove anos e os processos de avaliação: estratégias de regulação da população infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BRASIL, Ive Carina Rodrigues Lima  y  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Escolha profissional na perspectiva de professores de educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.321-335. ISSN 1984-6444.

Esta pesquisa qualitativa e exploratória teve por objetivo investigar os motivos subjacentes à escolha profissional de professores que atuam na Educação Infantil. Foram entrevistados 17 professores (7 de escolas públicas e 10 de escolas particulares) a partir de um roteiro semiestruturado que tinha por base a pergunta: que motivos orientaram a sua escolha profissional? Resultados sugerem que os motivos que nortearam a escolha dos professores pelo trabalho na Educação Infantil foram associados ao fato de gostar de criança, a influência familiar, oportunidade, idealismo, encantamento e talento entre outras coisas. Parte dos professores entrevistados passou a atuar na Educação Infantil por escolha consciente, enquanto outros foram levados meramente pelas circunstâncias. As consequências desse discurso para fortalecimento de noções estereotipadas da profissão (maternagem, profissão feminina) são abordadas na discussão.

Palabras clave : Educação Infantil; Escolha Profissional; Formação do Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )