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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BRASIL, Ive Carina Rodrigues Lima  e  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Escolha profissional na perspectiva de professores de educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.321-335. ISSN 1984-6444.

Esta pesquisa qualitativa e exploratória teve por objetivo investigar os motivos subjacentes à escolha profissional de professores que atuam na Educação Infantil. Foram entrevistados 17 professores (7 de escolas públicas e 10 de escolas particulares) a partir de um roteiro semiestruturado que tinha por base a pergunta: que motivos orientaram a sua escolha profissional? Resultados sugerem que os motivos que nortearam a escolha dos professores pelo trabalho na Educação Infantil foram associados ao fato de gostar de criança, a influência familiar, oportunidade, idealismo, encantamento e talento entre outras coisas. Parte dos professores entrevistados passou a atuar na Educação Infantil por escolha consciente, enquanto outros foram levados meramente pelas circunstâncias. As consequências desse discurso para fortalecimento de noções estereotipadas da profissão (maternagem, profissão feminina) são abordadas na discussão.

Palavras-chave : Educação Infantil; Escolha Profissional; Formação do Professor.

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