SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02O ensino fundamental de nove anos e os processos de avaliação: estratégias de regulação da população infantilEnfrentando a violência: a percepção de profissionais da educação sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Elizeu Clementino de; PINHO, Ana Sueli Teixeira de  y  MEIRELES, Mariana Martins de. Tensões entre o local e o global: ruralidades contemporâneas e docência em escolas rurais. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.351-363. ISSN 1984-6444.

O artigo objetiva investigar possíveis tensões entre o local e o global no contexto das ruralidades contemporâneas, enfatizando os tempos, ritmos e espaços construídos a partir das vivências de professores e alunos na organização das rotinas de escolas rurais. O texto apresenta considerações teóricas resultantes de duas pesquisas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/Uneb. O recorte e a análise empreendidos centram-se na educação desenvolvida em espaços rurais e nas tensões presentes nesse contexto, tendo em vista problematizar questões concernentes às novas ruralidades contemporâneas. Essa discussão tem como eixo articulador as questões de tempos e ritmos em escolas com classes multisseriadas da Ilha de Maré que se articula com dilemas e tensões em torno da experiência vivenciada por professoras de Geografia da cidade que exercem a docência em espaços rurais no semiárido baiano. As pesquisas têm apontado dificuldades enfrentadas pela escola rural em considerar as diferentes temporalidades existentes no espaço rural em seus processos educativos, bem como dificuldades de articulação, nesses contextos de aprendizagens, entre as dimensões local global pelas quais passam o espaço contemporâneo. Esse movimento cria tensões para o trabalho docente, uma vez que torna complexa a articulação entre os tempos instituídos, padronizados e rígidos, com os tempos pessoais dos alunos e professores, considerando aspectos como faixa etária, histórias de vida, deslocamentos e as experiências sócio-histórico-geográficas dos sujeitos envolvidos nos processos de ensinar e aprender em contextos rurais na contemporaneidade.

Palabras clave : Local; Global; Ruralidades Contemporâneas; Escola Rural; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )