SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Tensões entre o local e o global: ruralidades contemporâneas e docência em escolas ruraisO “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SIQUEIRA, Aline Cardoso; ALVES, Cássia Ferrazza  y  LEAO, Flavia Elso. Enfrentando a violência: a percepção de profissionais da educação sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.365-380. ISSN 1984-6444.

As situações de violação dos direitos da criança e do adolescente são alvo de discussão de uma sociedade protetiva. É com frequência que os professores expõem suas preocupações quanto a questões que violam os direitos das crianças e adolescentes, como a violência física, sexual, psicológica e negligência que são detectadas no contexto escolar. Assim, este estudo objetivou compreender a percepção dos professores em relação à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Participaram dessa pesquisa 20 professores da rede pública de Santa Maria (RS). Foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um questionário biossociodemográfico e laboral. Entre os resultados, a violência física foi a violação mais identificada, e as formas de enfrentamento mencionadas foram acionar o Conselho Tutelar e chamar os responsáveis pela criança. A maioria dos professores apresentou-se engajada no problema, contudo, sentia- se despreparada e insegura para agir perante as situações de violação vivenciadas na escola. Dessa forma, sugere-se a construção de programas de capacitação de professores, fortalecendo-os no enfrentamento da violação dos direitos da criança e do adolescente.

Palabras clave : Professores; Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente; Escolas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )