SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Enfrentando a violência: a percepção de profissionais da educação sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Ivani Ruela de Oliveira  e  SALLES, Leila Maria Ferreira. O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.381-396. ISSN 1984-6444.

Este estudo teve por objetivo investigar uma política pública destinada à escolarização dos adolescentes autores de ato infracional privados de liberdade na Unidade de Internação Provisória (UIP) da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Fundação Casa, instalada no Núcleo de Atendimento Integrado de Americana - Naia. Procurou-se analisar e investigar as contribuições do “Projeto Educação e Cidadania” para a inclusão na escola do aluno autor de ato infracional. Para tanto, foram entrevistados todos os adolescentes que participaram do projeto, que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida e que haviam voltado a estudar. Também foram entrevistados seus professores, colegas, funcionários e gestores das escolas. Os resultados indicaram que os alunos, após a participação no projeto, se diziam mais preparados para o exercício da cidadania. Porém, tanto eles como os educadores mostraram ter dúvidas em relação à eficácia do projeto no que se refere à sua contribuição para a inclusão escolar. A avaliação feita sobre o projeto não permitiu apontar claramente se ele de fato contribuiu para a permanência daqueles alunos na escola.

Palavras-chave : Adolescente; Medida Socioeducativa; Inclusão Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )