SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Estado de la cuestión del proyecto de investigación educativa “la eficacia y la calidad en la adquisición de competencias caracterizan a la escuela rural: ¿es un modelo transferible a otra tipología de escuela?”A educação do campo na educação brasileira: contradições e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BARCA, Isabel. A formação da consciência social dos jovens no horizonte da educação histórica. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.437-451. ISSN 1984-6444.

Uma consciência social dos jovens orientada para o desenvolvimento humano exige atenção especial à construção da sua consciência histórica, fundamentada em reflexões epistemológicas instigantes (de Rüsen e outros autores). Esta preocupação tem conduzido a diversas pesquisas na área da educação histórica, entre os quais o Projeto Consciência Histórica - Teoria e Práticas que, em estudos de natureza qualitativa, explorou as narrativas de jovens lusófonos acerca do mundo contemporâneo. Neste projeto, concebeu-se uma proposta de construção de uma narrativa escrita, pelos jovens, sobre a história nacional e a história mundial nos últimos 100 anos. Numa primeira fase, participaram estagiários de História de três universidades portuguesas, e em fases subsequentes, jovens em final de escolaridade obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique. A análise indutiva das narrativas sugeriu que os jovens destes países revelam uma identidade nacional relativamente fundamentada, sem xenofobias. Quanto às narrativas globais, as dos jovens portugueses e moçambicanos aparecem muito menos substanciadas do que as nacionais, enquanto as dos jovens brasileiros narram a um mesmo nível a história do país e do mundo, interligando-as. As produções portuguesas e brasileiras mostram poucos protagonistas, emergindo apenas alguns “vilões”. Por outro lado, os jovens brasileiros e moçambicanos mostram-se interventivos face ao presente; já os jovens portugueses, que apareciam como meros espectadores da História, só recentemente parecem estar a mudar de atitude. Estes e outros resultados da análise das narrativas dos jovens podem constituir-se como pistas valiosas para o trabalho docente, na perspectiva de intervenção positiva na formação da consciência histórica e social dos jovens.

Palavras-chave : Consciência Histórica; Educação Histórica; Narrativas Históricas de Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )