SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A formação da consciência social dos jovens no horizonte da educação históricaMovimentos sociais, multiculturalismo e educação: desafios para a sociedade contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

D'AGOSTINI, Adriana. A educação do campo na educação brasileira: contradições e perspectivas. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.453-467. ISSN 1984-6444.

O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação do campo. Objetiva- se analisar e debater a educação do campo no contexto educacional brasileiro, indicando seu caráter e sua importância a partir da década de 1990 na perspectiva de construção de uma educação voltada à emancipação humana e que contraditoriamente se encontra orientada e respaldada também pelas políticas educacionais neoliberais. A partir dos estudos das produções sobre educação do campo constaram-se desafios, problemáticas, dificuldades e contradições que permeiam a tentativa de construção de uma perspectiva de educação do campo. O conceito de educação do campo foi desenvolvido inicialmente no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e demais movimentos sociais do campo que, a partir da pressão política e das reivindicações para que o estado assumisse a educação pública no/do campo, tomou a dimensão de política pública. Essa conjuntura complexa orienta atualmente as escolas do campo que, numa perspectiva crítica, buscam uma educação para além do capital.

Palabras clave : Educação Brasileira; Educação do Campo; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )