SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Os movimentos sociais populares como educadores: contribuições teóricas e políticasA infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo sobre as representações sociais de criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MEURER, Ane Carine  y  DAVID, Cesar De. O projeto político-pedagógico dos movimentos sociais: o que a educação formal tem para aprender com eles?. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.509-521. ISSN 1984-6444.

O presente artigo pretende discutir as rupturas existentes entre a escola formal e a pedagogia dos movimentos sociais, enfocando, de forma particular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Queremos chamar a atenção para a possibilidade das escolas formais, em seus projetos político pedagógicos, reconhecerem as possibilidades de troca de saberes que os movimentos sociais oferecem. Tentamos, pois, resgatar algumas abordagens que definem o que são os movimentos sociais e as suas práticas pedagógicas, tendo como referência o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a fim de que o conhecimento amealhado pelo movimento possa ser aprendido pela escola formal, enriquecendo sua leitura e escrita de mundo.

Palabras clave : Projeto Político-Pedagógico; Escola; Movimentos Sociais; Educação do MST.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )