SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03O projeto político-pedagógico dos movimentos sociais: o que a educação formal tem para aprender com eles?“É a lei”: o ensino fundamental de 9 anos na perspectiva de graduandas/o de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BONA, Viviane de  y  MAIA, Licia de Souza Leão. A infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo sobre as representações sociais de criança. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.523-539. ISSN 1984-6444.

A pesquisa que deu origem a este trabalho buscou compreender o sentido atribuído à infância em um mundo habitado pelas tecnologias da informação, em especial as digitais. O presente artigo propõe a análise das representações sociais de criança compartilhadas por 200 professores da rede pública de ensino do Recife(PE) com o intuito de entender o significado social da palavra criança, veiculado e usado como sistema de referência que guia as pessoas nos seus relacionamentos com esse grupo de sujeitos. Para tanto, foram utilizados testes de associação livre como instrumentos de coleta de dados. Com o apoio do software Trideux e da Análise de Conteúdo, foram feitas as análises das associações. Os resultados da pesquisa apontam alguns aspectos que parecem se perpetuar em relação à definição do ser criança, tais como: brincar, ir para a escola e possuir bons sentimentos. Em relação à tecnologia, evidenciam- se a dimensão lúdica e formativa desses recursos.

Palabras clave : Criança; Tecnologias; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )