SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo sobre as representações sociais de criançaInovações no ensino universitário: possibilidades emergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. “É a lei”: o ensino fundamental de 9 anos na perspectiva de graduandas/o de Pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.541-554. ISSN 1984-6444.

O artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa delineada com objetivo geral de identificar concepções de graduandas/o de um curso de Pedagogia sobre o novo Ensino Fundamental de 9 anos (EF). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a produção de um texto sobre o EF e entrevistas semiestruturadas. Neste artigo, focalizam-se os resultados obtidos pela produção de textos. Dela, participaram 33 graduandos de Pedagogia de uma universidade privada do interior de São Paulo, concluintes desta graduação em 2010. O material empírico foi analisado através de categorias construídas a posteriori, pela leitura intensiva do material, buscando núcleos temáticos recorrentes nas produções, interpretados à luz da teoria histórico-cultural. Dos resultados, destacam-se concepções essencialmente positivas do novo EF, menções quanto à importância de preparo dos professores e das escolas e abordagem incipiente da atividade lúdica (predominando um tratamento genérico da mesma). Esses resultados permitem localizar pontos importantes de serem abordados na formação inicial e continuada dos professores que trabalham e trabalharão na construção do novo EF e problematizar o modo pelo qual graduandas/o de Pedagogia interpretam o estatuto das leis no campo da educação.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de 9 Anos; Atividade Lúdica; Formação Inicial de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )