SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03“É a lei”: o ensino fundamental de 9 anos na perspectiva de graduandas/o de PedagogiaA iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BORGES, Daniele Simões  y  TAUCHEN, Gionara. Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.555-567. ISSN 1984-6444.

O presente estudo parte do entendimento de que a universidade, na sociedade contemporânea, pode construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento da cultura da criação e da inovação. Por isso, objetivamos compreender os processos de indução à inovação do ensino universitário, bem como as atividades didático-pedagógicas propostas nos projetos de ensino de uma universidade do sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de natureza qualitativa e documental, sendo realizada por meio da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2008; BARDIN, 1977). No estudo foram analisados 163 projetos, sendo destacados três grandes eixos de práticas de ensino inovadoras: a) atividades práticas, incluindo saídas de campo, uso dos laboratórios e atividades práticas em sala de aula; b) novas tecnologias, incluindo o uso de blogs, MSN, AVA, robótica, moodle, modelagem, vídeos, filmagens, fóruns e diários e c) metodologias inovadoras, referindo- se aos projetos de aprendizagem, resolução de problemas, oficinas, trabalhos em grupo, articulação entre ensino, pesquisa e extensão e avaliação diária. Consideramos que as mudanças nas percepções dos docentes, decorrentes dos processos autoformativos e da indução de políticas institucionais de combate à retenção e à evasão, bem como a inovação, têm contribuído para melhoria do ensino e da aprendizagem na universidade. Destacamos, também, que a inovação no ensino pode ocorrer em diferentes patamares, atividades e formas, expressando diferentes bases epistemológicas e paradigmáticas. Por isso, precisa ser considerada como atividade em um contexto particular de natureza coletiva e institucional.

Palabras clave : Universidade; Inovação; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )