SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentesA educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio; OLIVEIRA, Adriano de; SILVA, Evellyn Ledur da  y  TURNES, Luiza. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.585-597. ISSN 1984-6444.

A Iniciação Científica (IC) é um processo pelo qual, via universidade, desafia-se e disponibiliza-se um conjunto de opções à iniciação dos jovens no fazer pesquisa, produzir e socializar o conhecimento. Situado no contexto das nossas investigações, o presente texto foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Analisa-se criticamente a importância da IC para uma aproximação mais qualificada entre a Educação Básica, a graduação e a pós-graduação, uma vez que o leque de opções desse modo de formação foi ampliado significativamente nos últimos anos. O ingresso na IC contribui, em especial à fundamentação teórica e à familiarização com a metodologia da/para a pesquisa, complementando a formação acadêmica dos jovens estudantes, com um processo em que o conhecimento, além de ser construído na relação ensino-pesquisa, passa a ser reavaliado e recriado, desafiando os jovens a constituírem-se pesquisadores. Por fim, detectamos uma instrumentalização cada vez mais evidente desse locus de formação e de pesquisa, por parte da Capes e CNPq, para melhorar os indicadores da pós-graduação.

Palabras clave : Iniciação Científica; Jovens; Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )