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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Sidinei Pithan da. A educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquida. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.585-597. ISSN 1984-6444.

O presente texto¹ tematiza, a partir do pensamento de Bauman, a constituição da identidade e legitimidade social da educação física no contexto de transição da modernidade sólida para a modernidade líquida. Decorre deste pensamento a compreensão da natureza da crise que atravessa o discurso identitário da Educação Física. De outra forma, o texto sinaliza para os limites e possibilidades do discurso educacional moderno e pós-moderno. Nesse contexto, descreve um cenário moderno marcado por dois momentos distintos, o da modernidade em sua fase sólida e o da modernidade em sua fase líquida. O primeiro, da modernidade sólida, a condição social de vigilância, de racionalização, de controle, cumpre o papel funcional/adaptativo de colocar todos sob a mesma ordem rígida (sociedade administrada). O segundo, da modernidade líquida, a condição social de insignificância, de irracionalismo, cumpre o papel funcional de colocar e manter todos sob a mesma desordem flexível do mercado. Do enfoque cientificista e mecanicista do corpo e da Educação Física na modernidade sólida passamos ao enfoque relativista e esteticista do corpo e da Educação Física na modernidade líquida.

Palavras-chave : Educação Física; Modernidade Sólida; Modernidade Líquida.

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