SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquidaEducação musical no contexto da indústria cultural: alguns fundamentos para a formação do pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NUNES, Ana Luiza Ruschel. Cenário da pesquisa em artes visuais e as inter-relações com a inclusão: um olhar na produção científica dos anais da ANPAP de 2004 até 2011. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.599-613. ISSN 1984-6444.

Este artigo é continuidade de pesquisa iniciada em 2009, e ampliada em 2011, e objetiva mapear e analisar o cenário da pesquisa em Artes Visuais e a inter-relação com a inclusão social. A abordagem foi quantiqualitativa, a partir das narrativas e discursos presentes nos trabalhos publicados nos anais dos Encontros Nacionais dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Para identificar e analisar as Artes Visuais e suas inter-relações, fez-se um estudo documental por meio das edições dos anais da ANPAP, de 2004 até 2011, totalizando 229 produções. Constatamos que a produção científica na área está a cada ano em crescimento. Entretanto, verificou-se que foi a partir de 2006 que houve maior intensidade da pesquisa das Artes Visuais inter-relacionada com a inclusão, ainda que tênue em relação à inclusão social. A partir dessa análise identificamos concepções, tendências e diversidades de problemas de pesquisa das Artes Visuais e inclusão, e pode-se inferir que, nos últimos oito anos, houve maior aprofundamento em relação a concepções e práticas inclusivas, embora tímido diante da totalidade do cenário da produção científica das pesquisas na área de Artes Visuais.

Palabras clave : Artes Visuais; Produção Científica; Inclusão Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )