SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Escribir en la universidadO livro de Alzira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VITORIA, Maria Inês Corte  and  CHRISTOFOLI, Maria Conceição Pillon. A escrita no ensino superior. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.41-54. ISSN 1984-6444.

O presente artigo trata de apresentar resultados oriundos de pesquisa realizada no Ensino Superior, enfocando a escrita em contextos universitários. Depoimentos por parte dos acadêmicos evidenciam certa resistência ao ato de escrever, o que acaba muitas vezes distanciando o sujeito da produção de um texto. Assim sendo, mesmo que parciais, os resultados até então analisados dão conta de que: pressuposto 1 - há ruptura da ideia de coerência entre o que pensamos, o que conseguimos escrever, o que entende nosso interlocutor; pressuposto 2 - a autocorreção de textos como exercício de pesquisa é imprescindível para a qualificação da escrita; pressuposto 3 - os diários de aula representam rico instrumento para a qualificação da escrita no Ensino Superior; pressuposto 4 - há necessidade de que o aluno do Ensino Superior escreva variados tipos de escrita, ainda que a universidade cumpra com seu papel, enfatizando a escrita acadêmica; pressuposto 5 - o trabalho com a escrita no Ensino Superior deve enfatizar os componentes básicos da expressão escrita: o código escrito e a composição da escrita.

Keywords : Escrita; Ensino Superior; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )