SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01A escrita no ensino superiorExpectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O livro de Alzira. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.55-73. ISSN 1984-6444.

Resumo Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apresenta-se, sob a forma de resenha crítica, a análise da configuração textual do livro Será que fui eu?, de Alzira Silvéria. Essa análise foi desenvolvida com base na hipótese segundo a qual ler e produzir textos escritos são atividades especificamente humanas cujas função e importância extrapolam os limites da escola e cujo aprendizado modifica modos de pensar, sentir, querer e agir dos sujeitos que aprendem a ler e a escrever, promovendo mudanças qualitativas em seu processo de formação humana e propiciando sua participação ativa no mundo público da cultura escrita e, portanto, na sociedade e na história. Essa é a principal “lição de vida” que a autora do livro ensina a todos os interessados no assunto, em especial aos professores responsáveis pelo ensino escolar da leitura e da escrita, os quais somente podem ser bem sucedidos, se e quando compreendem a si mesmos como sujeitos históricos e sociais, que também vivenciam a leitura e a produção de textos escritos, não somente como atividades necessárias para sua atuação docente, mas sobretudo como atividades essenciais para a humana formação de sujeitos-autores do discurso de e sobre sua vida e de sua história.

Keywords : Narrativa Autobiográfica; Letramento; Ensino e Aprendizagem da Literatura e Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )