SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Expectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do ensino fundamental de nove anosEscritura, sujeto y saber: el caso de la enseñanza universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos  y  POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.97-110. ISSN 1984-6444.

Este texto discute os aspectos formais da escrita e da leitura no contexto da sala de aula, destacando a importância do protagonismo dos estudantes, favorecendo sua autoria como escritores e leitores a partir da cultura escrita. Compreendemos que é indispensável que a escola tenha uma visão prospectiva em relação às aprendizagens dos estudantes, ou seja, que valorize suas potencialidades, levando em conta a cultura na qual estão inseridos. Colocamos em relevo o papel do alfabetizador no processo de organização do trabalho pedagógico, voltado ao ensino e à aprendizagem da lectoescrita dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, destacamos que a organização do ensino exige investimento docente em direção ao aprimoramento dos fazeres e saberes que incidem na organização do trabalho pedagógico, demarcando um longo caminho a percorrer, de modo a permitir a assunção do protagonismo pedagógico.

Palabras clave : Alfabetização; Cultura Escrita; Atividades Diversificadas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )