SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Escritura, sujeto y saber: el caso de la enseñanza universitáriaPensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROSA, Rogério Machado da  y  LIMA, Patrícia de Moraes. O corpo docente masculino: suas variações e (in)conformidades. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.123-135. ISSN 1984-6444.

Nesse texto buscamos cartografar, a partir de uma interlocução com autores como Deleuze e Guattari e Nietzsche, o processo de variação-deslocamento multiplicação do corpo masculino docente, a estética das sensibilidades e os agenciamentos corporais que os encontros pedagógicos inspiram. O corpo-docente- masculino, suas variações e (in)conformidades, será tomado como plano de inscrição e veículo das forças afectivas e vibratórias que por ele passa e o coloca em movimento de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Problematizaremos, assim, o lugar do encontro pedagógico como possível dispositivo maquínico, apontando para a ideia de que os agenciamentos produzidos a partir daí operam na criação de experimentações corporais que deslocam o corpo masculino dos lugares consagrados pela norma e o aproxima do corpomasculino- marginal, prenhe de devires e (des)organizado: corpo sem orgãos.

Palabras clave : Corpo; Docência; Masculinidades; Criação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )