SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01O corpo docente masculino: suas variações e (in)conformidadesO laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CARLINO, Eliana Prado. Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aula. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.137-150. ISSN 1984-6444.

Muitas são as teorias de aprendizagem a subsidiar a atividade do professor, quando ele se propõe a trabalhar um determinado conhecimento ou conceito em sala de aula. A partir desses referenciais teóricos que circulam nos espaços educacionais e embasam, ainda que implicitamente, o fazer docente, surgiu nossa preocupação com o processo de ensino e as relações estabelecidas com a/pela linguagem na aprendizagem de conceitos. Procuramos, neste artigo, explicitar o movimento que ocorre por meio das inter-relações envolvendo alunos, professores e conhecimentos. Assim, apresentamos aqui a dinamicidade de que se reveste o trabalho de elaboração conceitual, no qual os sentidos produzidos nem sempre são aqueles previstos na intencionalidade do professor. Essa não convergência, contudo, não torna essa produção equivocada ou incorreta, mas faz parte da dinâmica que caracteriza a linguagem e a produção de sentidos. Para evidenciar esse processo, embasamos nossas considerações em Vygotsky e Bakhtin, por terem o signo e a linguagem como centralidade em suas elaborações teóricas e por considerarem a dialogia como princípio das interações humanas.

Keywords : Conceito; Linguagem; Sentido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )