SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Pensando sobre a aprendizagem de conceitos em sala de aulaProduções do invisível: considerações sobre o tempo e a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

VALENTINI, Carla Beatris; PESCADOR, Cristina Maria  e  SOARES, Eliana Maria S.. O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.151-164. ISSN 1984-6444.

A presença dos laptops educacionais na rotina de estudantes e professores pode contribuir para a transformação das práticas pedagógicas vigentes. Nesse sentido, o presente trabalho parte da ideia de que a inserção dos laptops educacionais, na modalidade 1:1, pode ser um elemento perturbador, desencadeando um processo de reflexão e possível tomada de consciência do fazer docente por parte dos professores. Isso poderia levar a um redimensionamento de sua conduta docente em um movimento de incluir o laptop no cotidiano escolar de forma significativa. Apresentamos um estudo de caso, de cunho exploratório, da inserção do laptop em uma escola pública de ensino fundamental, analisando o processo de letramento digital dessa comunidade escolar. Assim, o letramento digital implica na interação em redes sociais que permitem a exploração e a pesquisa, em um processo de ensinar e aprender em que a construção do conhecimento é mediada pelas tecnologias digitais. Para isso, a partir da não linearidade que acompanha os fluxos de comunicação emergentes dessas tecnologias, estudantes e professores são instigados a buscar novos significados, em que a leitura e escrita consiste em compartilhar conhecimento e opiniões e não apenas uma tarefa a ser entregue.

Palavras-chave : Letramento Digital; Tecnologias Digitais; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )