SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicasO estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DALMASO, Alice Copetti  y  SANGOI, Deisi. Produções do invisível: considerações sobre o tempo e a formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.165-176. ISSN 1984-6444.

O presente texto se propõe a abordar, mesmo que brevemente, a temática da invenção no âmbito da formação de professores. Para tanto, faremos um apanhado das contribuições de Virgínia Kastrup a esse respeito, trazendo a questão do tempo - através da problematização de duração, de Henri Bergson - e seu emprego na temática da formação. A partir disso, tentaremos desconstruir um olhar de referência identitária na contemporaneidade para modos de existência que se percebem múltiplos e abertos. Na processualidade que se trata em explicar, nos movimentos inventivos que funcionam com ela, o tempo é considerado como expressão da dimensionalidade do ser individuando-se. Ou seja, durar refere-se a uma imediatidade do ser, do tempo de ser, que é modulável, mutante, sempre em devir, sempre em criação. Na construção de produzir um corpo que abandona uma referência identitária - que diverge com a transformação de si - inevitavelmente reportamo-nos à relação da ideia de tempo como duração com a operação de individuação de Gilbert Simondon. É do intercruzamento destes conceitos, e sua possível ressonância no debate que concerne a políticas formativas, que se pode desenvolver um olhar do invisível a uma formação de professores, de aprendizes de outros modos de operar no mundo. A invenção como alavanca nos direciona a um campo de possibilidades de conceber e vivenciar um outro tempo (e espaço) que é ele mesmo produção de subjetividades, singularidades e diferenças.

Palabras clave : Tempo; Individuação; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )