SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Produções do invisível: considerações sobre o tempo e a formação de professoresA elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.  y  CASTRO, Rosane M. de. O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.177-190. ISSN 1984-6444.

Neste artigo enfocamos aspectos das disciplinas do curso de Pedagogia “estágio curricular” e “didática” na formação de professores. O objetivo central é ressaltar, mediante apresentação do trabalho que realizamos em nossa prática docente nas disciplinas mencionadas, a importância da articulação entre a teoria e a prática na formação de professores e a fim de que o ensino na universidade não seja descontextualizado, mas enriquecido com as questões do cotidiano escolar. Nesse sentido, abordamos, inicialmente, aspectos do estágio curricular como elo mediador de aprendizagem, de articulação do currículo e de práticas e, nessa perspectiva, como um canal produtivo entre a universidade e a Educação Básica, ressaltando a necessidade do acolhimento da contribuição que cada uma das instituições, dentro de sua especificidade, deva oferecer nos cursos de formação. Na sequência, apresentamos aspectos da estrutura do trabalho que desenvolvemos com nossos alunos no estágio curricular na Educação Infantil. Finalmente, explicitamos os aspectos de uma didática voltada para a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em narrativas de professores em serviço, sobre suas vivências e experiências docentes, em busca de novas sistematizações da e sobre a prática pedagógica, pelos próprios sujeitos.

Palabras clave : Formação de Professores; Estágio Curricular; Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )