SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do ensino fundamentalEducação socioambiental, imaginário e artes visuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARTINS, Edna  e  LOURENCO, Erica A. Garrutti de. Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.205-218. ISSN 1984-6444.

Diante do paradigma da educação inclusiva, a escola regular deve se organizar para acolher e oferecer condições objetivas de aprendizagem para todos os alunos. Com ênfase no como a diversidade é representada para crianças por meio da literatura infantil, este relato apresenta a experiência com a disciplina “Práticas pedagógicas programadas: Diversidade e literatura - representações da negritude e da deficiência para a infância” na formação de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Essa disciplina se centrou no estudo de referenciais teóricos que versam sobre a diversidade e, mais especificamente, relações étnico-raciais e deficiência na literatura infantil. A experiência aponta para a importância de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de atividades centradas na compreensão da diversidade para a formação do senso crítico na formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Deficiência; Relações Étnico-Raciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )