SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ORMEZZANO, Graciela  y  POMA, Silviani Teixeira. Educação socioambiental, imaginário e artes visuais. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.219-231. ISSN 1984-6444.

Este artigo surge de uma pesquisa bibliográfica que opta pela cosmovisão estética proposta por Maffesoli e fala do imaginário social como fundamento para o estudo. Ainda faz um breve levantamento de algumas políticas públicas educacionais que favorecem a educação ambiental e a transversalidade e, por fim, discute a relevância das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem transdisciplinar realizando uma proposta metodológica que se considera apta a ser desenvolvida nos diversos níveis de ensino formal ou na educação não formal. O modo de execução sugerido está fundamentado no emprego de oficinas como metodologia pedagógica, juntando as artes visuais dos vários campos do saber com os quais pode se relacionar ao tratar o tema da educação socioambiental. A proposta trata da necessidade de se voltar para a experiência inventiva com a finalidade de (re)descobrir a ação de educar e de educar-se sem perder de vista a totalidade. Busca o sentido da vida em sociedade, transformando a percepção humana do Cosmos, respeitando o ambiente natural e a complementaridade das múltiplas culturas.

Palabras clave : Educação Socioambiental; Imaginário; Artes Visuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )