SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02El profesorado y “su lugar” para estudiantes de bachillerato: hallazgos de una investigación sobre trayectorias de éxito escolarA formação docente e os desafios da prática reflexiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FAVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina  y  ROMAN, Marisa Fátima. A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.277-287. ISSN 1984-6444.

A formação continuada de professores tornou-se assunto obrigatório em nosso tempo. Há um consenso entre os professores e dirigentes escolares que é necessário “educar os educadores”, pois os saberes racionais que foram aprendidos nos processos formativos não são suficientes para enfrentar a complexidade e a diversidade dos problemas que o trabalho docente exige. É necessário e urgente, em qualquer área de atuação, refletir sobre novas formas de exercer os saberes necessários para a prática profissional. No que se refere ao trabalho docente, a reflexão na e sobre a prática possibilita que o educador reveja sua própria atuação. O presente texto tem como principal foco analisar a formação continuada de professores a partir do paradigma do professor reflexivo.

Palabras clave : Reflexivo; Processo Formativo; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )