Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PERES, Maria Regina et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.289-303. ISSN 1984-6444.
Este artigo aborda a importância da formação inicial e continuada e da prática do professor tomando como referencial os desafios da proposta crítico-reflexiva. Tivemos o objetivo de investigar os pressupostos que embasam a atual formação e prática do professor; pesquisar e analisar as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática docente; compreender e analisar a complexidade inerente à atuação docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso realizamos um levantamento bibliográfico e uma pesquisa qualitativa junto a docentes do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que apesar de os docentes conceberem o processo de ensino e aprendizagem como contínuo, eles não investem nessa possibilidade de formação. Constatamos também que a prática docente se revela mesclada por atitudes e ações reprodutivistas e por atitudes e ações críticas e reflexivas.
Palabras clave : Prática Docente; Ensino Fundamental; Formação Docente.