SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigaçãoPanorama atual do desenvolvimento da prática de ensino e dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PERES, Maria Regina et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.289-303. ISSN 1984-6444.

Este artigo aborda a importância da formação inicial e continuada e da prática do professor tomando como referencial os desafios da proposta crítico-reflexiva. Tivemos o objetivo de investigar os pressupostos que embasam a atual formação e prática do professor; pesquisar e analisar as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática docente; compreender e analisar a complexidade inerente à atuação docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso realizamos um levantamento bibliográfico e uma pesquisa qualitativa junto a docentes do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que apesar de os docentes conceberem o processo de ensino e aprendizagem como contínuo, eles não investem nessa possibilidade de formação. Constatamos também que a prática docente se revela mesclada por atitudes e ações reprodutivistas e por atitudes e ações críticas e reflexivas.

Palabras clave : Prática Docente; Ensino Fundamental; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )