SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A formação docente e os desafios da prática reflexivaEfeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FERRAZ, Daniela Frigo  y  MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Panorama atual do desenvolvimento da prática de ensino e dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.305-318. ISSN 1984-6444.

Considerando a importância da relação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, objetivamos investigar aspectos referentes à Prática de Ensino e ao Estágio Supervisionado no Projeto Político-Pedagógico do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para a realização dessa investigação, foram analisadas as resoluções 031/2003-CEPE, 329/2006-CEPE, 382/2007-CEPE e 191/2009-CEPE referentes ao Projeto Político-Pedagógico do referido curso. A análise indicou alterações mais significativas entre a resolução 031/2003-CEPE e a resolução 382/2007-CEPE, sendo que esta última apresentou uma compreensão mais afinada com as diretrizes curriculares nacionais e a literatura específica da área de ensino quanto aos aspectos da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado.

Palabras clave : Estágio Supervisionado; Formação Inicial de Professores; Ensino de Ciências e Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )