SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Panorama atual do desenvolvimento da prática de ensino e dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Oeste do ParanáA reforma educacional paulista e a “nova” cultura docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

POSSA, Leandra Boer  y  NAUJORKS, Maria Inês. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.319-328. ISSN 1984-6444.

Este texto, tomando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e os programas que acolhem a formação de professores para a diversidade/inclusão, coloca em movimento analítico os efeitos discursivos destes documentos. Sem a pretensão de fazer uma análise exaustiva, busca-se problematizar o efeito do silêncio docente que esta política neoliberal vem produzindo sobre os professores que atuam nos sistemas de educação municipal e estadual da região de Santa Maria. Utiliza- se nesse empreendimento a ferramenta conceitual-metodológica da governamentalidade para pensar que os discursos da inclusão têm capturado e subjetivado os professores, pois diante da irredutibilidade dessa rede discursiva o silêncio é um efeito de produção, consumo do princípio da inclusão e do empreendimento de si.

Palabras clave : Subjetivação Docente; Neoliberalismo e Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )