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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LOURENCETTI, Gisela do Carmo. A reforma educacional paulista e a “nova” cultura docente. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.329-342. ISSN 1984-6444.

O ideário neoliberal, as mudanças sociais e educacionais compõem o referencial desta pesquisa, que investigou indícios de alteração na cultura docente dos professores secundários, principalmente após a implantação da reforma educacional paulista. Considerando a formação recebida pelos docentes e comparando o papel que os professores desempenhavam no passado, parece que estamos diante de uma nova especificidade do trabalho, decorrente da ampliação desse papel. Os professores procuram conciliar, ao ensino dos conteúdos específicos, um papel afetivo, de socialização e abandonam o aspecto acadêmico como central. Observa-se também que os professores reconhecem que diminuíram o grau de exigência, após a implantação da Progressão Continuada nas escolas estaduais. Identificamos um aspecto decisivo: além da configuração da “nova” cultura docente há indícios de um grave processo de enfraquecimento da escola.

Palavras-chave : Reforma Educacional; Trabalho Docente; Professor.

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