SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A reforma educacional paulista e a “nova” cultura docenteA indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FERNANDES, Adriana Hoffmann. O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.343-359. ISSN 1984-6444.

O artigo traz resultados da pesquisa de Doutorado em que se buscou investigar os modos de relação das crianças com as narrativas no contexto atual. O estudo foi fundamentado nos Estudos Culturais Latino-Americanos que entendem o “cultural” na perspectiva da hibridação (Canclini, 2003). A investigação ocorreu em três escolas, um espaço cultural e um blog. O estudo foi desenvolvido por intermédio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de oficinas e entrevistas realizadas com as crianças participantes e as crianças produtoras de um blog. Os achados da pesquisa mostram a frequente relação das crianças com a imagem, mostrando o quanto a leitura das crianças é híbrida, misturando as diferentes linguagens na integração das linguagens oral, escrita e visual na formação das crianças como leitores.

Palavras-chave : Criança; Narrativa; Formação do Leitor; Imagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )