SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidadeAlfabetização e formação de professores: algumas reflexões sobre a leitura e a escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DIAS, Carmen Lúcia  y  COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.361-373. ISSN 1984-6444.

Os problemas de indisciplina e violência em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, têm se constituído num dos principais desafios para os educadores. No que tange à sala de aula, como mecanismo de superação propõem-se as assembleias de classe, objetivo do presente estudo, visando à construção de sujeitos morais autônomos. Partindo-se de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de 7- 8 anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental pública, procurou- se evidenciar sua importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade deste grupo, abrangendo dilemas reais surgidos da convivência entre professor/aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembleias de sala de aula, fica demonstrada no presente estudo, com a possibilidade de construção da autonomia moral.

Palabras clave : Indisciplina; Assembleias de Classe; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )