Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
DIAS, Carmen Lúcia e COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.361-373. ISSN 1984-6444.
Os problemas de indisciplina e violência em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, têm se constituído num dos principais desafios para os educadores. No que tange à sala de aula, como mecanismo de superação propõem-se as assembleias de classe, objetivo do presente estudo, visando à construção de sujeitos morais autônomos. Partindo-se de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de 7- 8 anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental pública, procurou- se evidenciar sua importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade deste grupo, abrangendo dilemas reais surgidos da convivência entre professor/aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembleias de sala de aula, fica demonstrada no presente estudo, com a possibilidade de construção da autonomia moral.
Palavras-chave : Indisciplina; Assembleias de Classe; Ensino Fundamental.