SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Regime de colaboração no financiamento da educação básica no Brasil: a experiência dos fundos contábeis em focoA utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CONTE, Elaine. Repensando a performance na educação: intuições e problemas na recepção. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.403-416. ISSN 1984-6444.

A performance configura-se como uma expressão refinada de comunicação, um elemento de troca intersubjetiva para se fazer entender nas esferas artísticas, filosóficas e pedagógicas, facilitando as conversações, criando laços, aproximando os sujeitos na arte de educar. Trata-se de uma retomada da performance pelo caminho da inspiração hermenêutica, que permite sair de certos mecanismos operacionais destituídos de subjetividade para criar possibilidades estético-discursivas. A performance na perspectiva do uso comunicativo agrega todos os produtos da cultura, da arte, da vida cotidiana, da literatura, do cinema, como elementos linguísticos para encontrarmos respostas aos obstáculos do mundo e às necessidades intrínsecas da formação educativa.

Palavras-chave : Educação; Performance; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )