SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Mundialização e o trabalho do ser social professor pesquisador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

WEINER, Lois. Sindicalismo docente renascido. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.469-482. ISSN 1984-6444.

O texto discute como os sindicatos docentes têm sido visados e atacados, porque constituem o mais significativo obstáculo, em todo o mundo, para a implementação do projeto de reforma escolar que vem sendo imposto há quarenta anos. Os sindicatos docentes sofrem um espetacular ataque, ao mesmo tempo em que formas de resistência em diversas partes do mundo mostram-se poderosas e persistentes. O artigo apresenta, de forma geral, as políticas das duas principais entidades sindicais nos EUA - NEA e AFT - e demonstra o aumento de movimentos de resistência emergente que questionam e tentam modificar as lutas nesses sindicatos. Por fim, a autora advoga a necessidade de que essa militância sindical emergente ocupe os sindicatos para dar outro sentido à luta política em defesa dos professores e da educação pública.

Palavras-chave : Sindicalismo Docente; Resistência; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )