SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Sindicalismo docente renascidoO trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA JUNIOR, João dos Reis; LUCENA, Carlos  e  FERREIRA, Luciana Rodrigues. Mundialização e o trabalho do ser social professor pesquisador. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.483-494. ISSN 1984-6444.

Este artigo tenta analisar o movimento da dimensão do tempo contemporâneo na sociedade capitalista. A existência da humanidade no presente e suas prerrogativas, utopias, sonhos e desejos aponta o desafio da percepção de um conceito de tempo como uma construção cultural de base materialista. Esses são pressupostos utilizados para uma crítica radical às condições de trabalho na Instituição Universitária Pública Brasileira. A mundialização da economia, expressa pelo capital financeiro, redefine o conceito de tempo, acelerando-o aos interesses da reprodução desenfreada do capital, impondo processos perversos no cotidiano educacional responsáveis pelo crescimento do estranhamento no trabalho dos professores.

Palavras-chave : Tempo Contemporâneo; Mundialização da Economia; Intensificação do Trabalho; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )