SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Mundialização e o trabalho do ser social professor pesquisadorTrabalho imaterial e trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.495-506. ISSN 1984-6444.

Neste texto, temos por objetivo fazer o resgate histórico de alguns marcos fundadores da produtividade, no trabalho e na educação, para melhor compreensão da lógica que se legitima, atingindo o âmago da atividade docente. O avanço dos critérios produtivos sobre a formação dos trabalhadores tem suas primeiras expressões, nos anos 1940, ainda durante a Ditadura do Estado Novo. Primeiramente, fazemos uma breve apresentação do conceito de produtividade; a seguir, alguns de seus marcos fundadores na história do país; e, por último, a particularidade de um desses marcos, a presença da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Ensino Industrial).

Palabras clave : Trabalho Docente; Historicidade; Produtividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )