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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadores. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.495-506. ISSN 1984-6444.

Neste texto, temos por objetivo fazer o resgate histórico de alguns marcos fundadores da produtividade, no trabalho e na educação, para melhor compreensão da lógica que se legitima, atingindo o âmago da atividade docente. O avanço dos critérios produtivos sobre a formação dos trabalhadores tem suas primeiras expressões, nos anos 1940, ainda durante a Ditadura do Estado Novo. Primeiramente, fazemos uma breve apresentação do conceito de produtividade; a seguir, alguns de seus marcos fundadores na história do país; e, por último, a particularidade de um desses marcos, a presença da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Ensino Industrial).

Palavras-chave : Trabalho Docente; Historicidade; Produtividade.

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