SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03O trabalho docente e a produtividade: recuperando marcos fundadoresAs relações entre o mundo do trabalho e a escola: a alternância como possibilidade de integração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

HYPOLITO, Álvaro Moreira  y  GRISHCKE, Paulo Eduardo. Trabalho imaterial e trabalho docente. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.507-522. ISSN 1984-6444.

O artigo discute a tendência do trabalho da sociedade capitalista no contexto da reestruturação produtiva contemporânea, argumentando a favor da perspectiva que sustenta a tendência de aumento e consolidação da forma de trabalho imaterial, como modo hegemônico na sociedade do conhecimento. Discorre sobre as formas do trabalho no setor de serviços e discute as diversas formas do trabalho imaterial na sociedade atual. Por fim, discute o trabalho docente como uma forma de trabalho imaterial que está relacionada com aspectos subjetivos e emocionais da identidade docente. É um texto de discussão teórica sobre o trabalho docente no contexto atual do capitalismo.

Palabras clave : Trabalho; Trabalho Imaterial; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )