SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Trabalho imaterial e trabalho docenteTensões e conflitos entre vida e trabalho no capitalismo contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KUENZER, Acacia Zeneida  y  LIMA, Humberto Rodrigues de. As relações entre o mundo do trabalho e a escola: a alternância como possibilidade de integração. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.523-536. ISSN 1984-6444.

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de diálogo entre educação profissional integrada ao ensino médio e pedagogia da alternância a partir da experiência, que vem sendo desenvolvida no Paraná, mediante a articulação entre Estado e movimentos sociais, neste caso representados pela ARCAFAR/Sul. Os dados coletados por Rodrigues de Lima (2013), ao pesquisar a integração entre ensino médio integrado à educação profissional e a pedagogia da alternância em três das Casas Familiares que implantaram a integração da educação profissional ao ensino médio, no período de 2006 /2008 no Paraná, permitem analisar, em um caso concreto, as possibilidades de avanço desse modelo no que diz respeito à formulação de políticas públicas, e a uma proposta pedagógica que, adotando as categorias do materialismo histórico, melhore as condições de emancipação humana no campo. E, ao mesmo tempo, analisar que dimensões desta experiência podem ser transferidas para o ensino médio integrado.

Palabras clave : Pedagogia da Alternância; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )