SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Tensões e conflitos entre vida e trabalho no capitalismo contemporâneoA diversidade na escola e as novas demandas para o trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst; RIBAS, João Francisco Magno  y  FERREIRA, Liliana Soares. A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.553-564. ISSN 1984-6444.

Analisa-se a relação trabalho-educação, no projeto de formação humana na escola capitalista, tomando como fenômeno de estudo a organização do trabalho pedagógico, isto é, as relações e processos que se estabelecem entre os sujeitos da escola, professores e estudantes, e o conhecimento apreendido por estes durante a vida escolar. Para tanto, organizou-se o texto em duas partes: a primeira trata da relação trabalho-educação como fenômeno próprio do ser humano, cujas características históricas cindem a relação do ser com o trabalho e, em decorrência disso, com seus processos educativos; a segunda parte trata da organização do trabalho pedagógico na escola capitalista, na qual evidenciamos que as duas categorias principais que dotam de sentido a formação dos estudantes na escola são a empregabilidade e o disciplinamento para a esfera produtiva.

Palabras clave : Trabalho Pedagógico; Escola; Capitalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )