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Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
PIZZI, Laura Cristina Vieira e MELO, Wanessa Lopes de. Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.577-592. ISSN 1984-6444.
O objetivo deste artigo é analisar a atividade docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade de Yves Clot (2010), com foco no currículo escolar desenvolvido na sala de aula, considerando as condições de realização, as prescrições, os imprevistos e os atravessamentos presentes no cotidiano. Para nos aproximarmos da complexidade do currículo utilizamos a técnica da auto- confrontação simples, com a filmagem como principal meio de coleta de dados. A professora participante desta pesquisa atuava na 2ª série de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió/AL, localizada na periferia. O caráter prescritivo das políticas curriculares não se mostrou determinante na atividade curricular dessa docente frente a outros fatores subjetivos e outros conteúdos e sujeitos que reajustaram o currículo realizado, imprimindo novos desdobramentos e implicações.
Palavras-chave : Currículo; Atividade Docente; Sala de Aula.