SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aulaEles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra Criando Meninos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MELO, José Joaquim Pereira  y  GOMES, Renan Willian Fernandes. Édipo rei: a formação do homem para a polis. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.593-604. ISSN 1984-6444.

Pretende-se, com este texto, discutir a proposta de formação do homem grego para a polis, conforme se entende que foi expressa por Sófocles em Édipo Rei. Nessa peça, ainda que de maneira não intencional, o autor apontou o ideal de homem que, em sua perspectiva, poderia vir a responder às necessidades da sociedade helênica do seu tempo, a qual, dividida entre o mito e a razão, contava com um homem em conflito que precisava de direcionamento. Sófocles, por meio de seu protagonista, representou a conduta que considerava ideal e, ao fazê-lo, abriu para o público uma possibilidade de reflexão e discussão a respeito das transformações econômicas, sociais e políticas de seu tempo. Assim, ele criou um herói que, para além do papel do cidadão, constituiu-se como um modelo de formação diferente do consagrado pelo período arcaico.

Palabras clave : Sófocles; Homem; Formação; Polis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )