SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aulaEles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra Criando Meninos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MELO, José Joaquim Pereira  e  GOMES, Renan Willian Fernandes. Édipo rei: a formação do homem para a polis. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.593-604. ISSN 1984-6444.

Pretende-se, com este texto, discutir a proposta de formação do homem grego para a polis, conforme se entende que foi expressa por Sófocles em Édipo Rei. Nessa peça, ainda que de maneira não intencional, o autor apontou o ideal de homem que, em sua perspectiva, poderia vir a responder às necessidades da sociedade helênica do seu tempo, a qual, dividida entre o mito e a razão, contava com um homem em conflito que precisava de direcionamento. Sófocles, por meio de seu protagonista, representou a conduta que considerava ideal e, ao fazê-lo, abriu para o público uma possibilidade de reflexão e discussão a respeito das transformações econômicas, sociais e políticas de seu tempo. Assim, ele criou um herói que, para além do papel do cidadão, constituiu-se como um modelo de formação diferente do consagrado pelo período arcaico.

Palavras-chave : Sófocles; Homem; Formação; Polis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )