SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Édipo rei: a formação do homem para a polisA integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VARGAS, Juliana Ribeiro de  y  CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Eles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra Criando Meninos. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.605-618. ISSN 1984-6444.

A partir dos Estudos de Gênero, em sua vertente pós-estruturalista, e das contribuições dos Estudos Culturais, em Educação, constituiu-se este artigo, que tem como objetivo a problematização da produção discursiva de masculinidades na obra Criando Meninos, de Steve Bidduph. A obra associa determinados comportamentos como típicos de meninos em diferentes faixas etárias e apresenta também para mães, pais e professores uma regulação de posturas que estes devem ter em relação aos meninos, para favorecer o desenvolvimento desses sujeitos infantis, encaminhando-os, assim, para formas determinadas de vivenciar/experimentar a sexualidade. A partir dos aportes citados, buscou-se problematizar o livro como artefato cultural, o qual desenvolve uma pedagogia cultural que, através da naturalização de algumas características apresentadas pelos meninos, acaba por regular a constituição da sexualidade masculina e ensina aos adultos como promovê-la.

Palabras clave : Estudos Culturais; Masculinidades; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )