SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Eles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra Criando MeninosO caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

THERRIEN, Jacques  y  THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega. A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.619-630. ISSN 1984-6444.

O estudo aborda a reflexividade crítica como elemento mediador da integração entre as práticas de pesquisa e de ensino na formação do profissional de educação. Apoiado no parâmetro da pesquisa, como princípio educativo, associado ao pressuposto de que o envolvimento em atividades de pesquisa favorece o desenvolvimento de racionalidades dando suporte a práticas reflexivas capazes de conduzir a aprendizagens mais significativas e autônomas no ensino, o ensaio se propõe: por um lado, a identificar um esquema teórico ‘macro’ que possa dar suporte à análise de tipos de conhecimento, portanto, de racionalidades que movem a dinâmica da relação teoria-prática na ação educativa; por outro lado, a encontrar esquemas teórico-práticos ‘micros’ de formação, para a reflexividade, relacionados à prática em contextos de aprendizagem. O estudo analisa propostas de autores de referência, assim como práticas educativas que dão suporte aos pressupostos enunciados.

Palabras clave : Reflexividade Crítica; Integração Pesquisa e Ensino; Formação do Educador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )