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Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
THERRIEN, Jacques e THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega. A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.619-630. ISSN 1984-6444.
O estudo aborda a reflexividade crítica como elemento mediador da integração entre as práticas de pesquisa e de ensino na formação do profissional de educação. Apoiado no parâmetro da pesquisa, como princípio educativo, associado ao pressuposto de que o envolvimento em atividades de pesquisa favorece o desenvolvimento de racionalidades dando suporte a práticas reflexivas capazes de conduzir a aprendizagens mais significativas e autônomas no ensino, o ensaio se propõe: por um lado, a identificar um esquema teórico ‘macro’ que possa dar suporte à análise de tipos de conhecimento, portanto, de racionalidades que movem a dinâmica da relação teoria-prática na ação educativa; por outro lado, a encontrar esquemas teórico-práticos ‘micros’ de formação, para a reflexividade, relacionados à prática em contextos de aprendizagem. O estudo analisa propostas de autores de referência, assim como práticas educativas que dão suporte aos pressupostos enunciados.
Palavras-chave : Reflexividade Crítica; Integração Pesquisa e Ensino; Formação do Educador.