SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03O caráter funcional do abandono do trabalho docente na educação física na dinâmica da cultura escolarO papel do tutor virtual na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KOLLAS, Franciele; MARQUES, Roberta; MEGIER, Ana Paula Antunes  y  FRISON, Marli Dallagnol. Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da educação básica. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.645-658. ISSN 1984-6444.

Este estudo traz resultados da reflexão comparativa entre fatores que licenciandos e estudantes da Educação Básica consideram essenciais e importantes para o bom professor. Entendemos que processos de ensino e de aprendizagem exigem para além dos conhecimentos específicos de professor. Tais processos impõem o estabelecimento de interações de ordem não cognitivas, podendo ser afetivas, motivadoras ou desenvolvidas por meio de diálogos entre os sujeitos envolvidos. Para tanto, apresentamos e discutimos questões relacionadas à habilidades e saberes necessários ao desenvolvimento de um ensino que promova condições para uma aprendizagem real. A metodologia da pesquisa constituiu-se de questionários aplicados a licenciandos dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas e a estudantes da Educação Básica. Os resultados indicam que, além dos saberes daqueles que ensinam, a afetividade, o diálogo e a motivação são indispensáveis para o desenvolvimento da prática docente e para a constituição profissional do professor.

Palabras clave : Aprendizagem; Habilidades; Saber Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )